Atividade de redação: Pergunte aos alunos o que significa “cultivar”. Depois, peça que escrevam uma redação sobre a importância de cultivar uma horta ou jardim em casa.
Jogo de palavras cruzadas: Faça uma lista de palavras relacionadas a “cultivar”, como terra, semente, adubo, plantar, regar, colher, entre outras, e crie um jogo de palavras cruzadas para os alunos completarem.
Exercício de interpretação de texto: Escolha um texto sobre o cultivo de plantas e pergunte aos alunos o que eles aprenderam com ele. Depois, peça que respondam a algumas perguntas sobre o texto.
Atividade de pesquisa: Divida a turma em grupos e peça que cada grupo pesquise sobre um tipo de planta ou horta que pode ser cultivada em casa. Depois, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma.
Jogo da memória: Faça cartões com imagens de diferentes plantas e o nome delas. Embaralhe os cartões e coloque-os virados para baixo. Os alunos devem virar dois cartões de cada vez, tentando encontrar o par correspondente.
Exercício de gramática: Peça que os alunos identifiquem a conjugação correta do verbo “cultivar” em diferentes tempos verbais, como presente, passado e futuro.
Atividade de desenho: Peça que os alunos desenhem uma planta que eles gostariam de cultivar em casa. Depois, cada aluno deve apresentar seu desenho e dizer por que escolheu essa planta.
Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro em que os jogadores devem avançar as casas respondendo a perguntas sobre diferentes técnicas de cultivo.
Exercício de vocabulário: Peça que os alunos encontrem sinônimos e antônimos da palavra “cultivar” e formem frases com essas palavras.
Atividade de leitura: Separe um trecho de um livro que fale sobre o cultivo de plantas e peça que os alunos leiam em voz alta. Depois, cada aluno deve comentar o que achou do texto e se aprendeu algo novo sobre o assunto.