Atividades:
- Pesquisa sobre as aplicações do eletromagnetismo na vida cotidiana.
- Elaboração de um diagrama que mostre os diferentes elementos do espectro eletromagnético.
- Análise de uma onda eletromagnética, identificando suas propriedades e características.
- Estudo das leis de Faraday e Lenz e suas implicações na geração de energia elétrica.
- Discussão sobre as implicações éticas e ambientais do uso da energia nuclear, que é gerada a partir do eletromagnetismo.
Exercícios:
- Calcule a velocidade de uma onda eletromagnética com frequência de 5 x 10^14 Hz e comprimento de onda de 600 nm.
- Identifique qual cor do espectro visível está associada a uma frequência de 6 x 10^14 Hz.
- Um ímã é movido em relação a uma bobina de 20 voltas. Se a taxa de variação do fluxo magnético é de 4 x 10^-2 T/s, qual é a força eletromotriz induzida na bobina?
- Qual é a resistência elétrica de um fio de cobre com comprimento de 10 m e diâmetro de 1 mm? A condutividade elétrica do cobre é 5,8 x 10^7 S/m.
- Uma carga elétrica de 2,0 x 10^-6 C passa por um condutor em 0,5 s. Qual é a intensidade da corrente elétrica nesse condutor?
Jogos:
- Electromaster: jogo de perguntas e respostas sobre conceitos básicos de eletromagnetismo.
- Magnet Hockey: jogo de hóquei no gelo em que os jogadores usam ímãs para mover a bola.
- Magnetic Maze: jogo de labirinto em que o jogador deve guiar uma bola magnética por um caminho até o final.
- Circuit Builder: jogo de construção de circuitos elétricos em que o jogador deve escolher os componentes corretos para fazer um circuito funcionar.
- Tesla's Revenge: jogo de ação em que o jogador controla um cientista que usa poderes eletromagnéticos para derrotar inimigos e resolver quebra-cabeças.