Jogo de Tabuleiro: Embarcar ou não embarcar? Objetivo: Identificar a diferença entre o embargo e o bloqueio e tomar decisões de negociação inteligentes. Regras:
- O jogo é jogado por 2 a 4 jogadores.
- Cada jogador escolhe um país e recebe uma certa quantidade de dinheiro.
- O objetivo é fazer com que o país cresça e prospere através do comércio internacional.
- Os jogadores podem realizar negociações com outros países, importando e exportando produtos.
- Durante o jogo, os países podem sofrer embargos ou bloqueios, o que impede a importação ou exportação de certos produtos.
- Os jogadores devem tomar decisões estratégicas para contornar esses obstáculos e continuar a negociar.
Exercício de Escrita: Redação sobre embargos econômicos Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita, pesquisa e pensamento crítico sobre política internacional. Regras:
- Os alunos devem pesquisar sobre um embargos econômicos que foi imposto a um país nos últimos anos.
- Eles devem escrever uma redação analisando as causas e consequências do embargo, bem como as estratégias que o país afetado utilizou para contorná-lo.
- Os alunos também devem refletir sobre a eficácia desse tipo de sanção econômica como instrumento de política internacional.
Atividade de Discussão: Debate sobre Embargos Objetivo: Promover o diálogo e o pensamento crítico sobre embargo como instrumento político. Regras:
- Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve ser designado para defender um ponto de vista sobre os embargos.
- Alguns dos temas a serem discutidos podem incluir: a legalidade dos embargos econômicos, sua eficácia como instrumento de política internacional, suas consequências para os países afetados, etc.
- Cada grupo deve apresentar argumentos em defesa de seu ponto de vista e responder às perguntas e críticas dos outros grupos.
- Ao final do debate, os alunos devem refletir sobre as diferentes perspectivas apresentadas e chegar a uma conclusão sobre os embargos.
Jogo de Palavras Cruzadas: Embargos econômicos Objetivo: Aprender mais sobre os termos e conceitos relacionados a embargo econômico. Regras:
- Os alunos devem resolver uma palavras cruzadas com termos relacionados a embargo econômico, como "sanção", "fornecimento", "importação", "exportação", "bloqueio", etc.
- Os alunos podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos para resolver as palavras cruzadas.
- Esta atividade pode ser usada como uma forma divertida de revisar e consolidar o conhecimento sobre embargo econômico.