📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Humilhando

Atividades:

  1. Debate: Divida a turma em grupos e proporcione um debate sobre situações em que uma pessoa é humilhada. Discuta sobre como essas situações podem afetar a autoestima e a saúde mental das pessoas.

  2. Campanha de conscientização: Promova uma campanha de conscientização sobre a importância de respeitar as diferenças e de não humilhar o próximo. Crie cartazes, vídeos, panfletos e compartilhe nas redes sociais.

  3. Dinâmica em grupo: Peça para os participantes escreverem em pedaços de papel situações em que foram humilhados ou humilharam alguém. Depois, faça com que cada pessoa pegue um papel e compartilhe sobre a experiência e como ela se sentiu.

Exercícios:

  1. Reflexão: Tire um tempo para refletir sobre situações em que você se sentiu humilhado ou humilhou alguém. Pense em maneiras de evitar essas situações no futuro e de pedir desculpas caso tenha humilhado alguém.

  2. Meditação: Pratique a meditação da compaixão, em que você se concentra em enviar amor e compaixão para si mesmo e para os outros, inclusive para aqueles que te humilharam ou que você humilhou.

  3. Fortalecimento da autoestima: Faça afirmações positivas para si mesmo todos os dias, como "eu sou uma pessoa valiosa" e "eu mereço respeito". Isso ajudará a fortalecer sua autoestima e a evitar que você se sinta humilhado facilmente.

Jogos:

  1. Jogo da empatia: Faça com que os participantes se sentem em um círculo e escolham um tema, como bullying. Cada pessoa deve contar uma história relacionada ao tema, mas deve fazer isso a partir da perspectiva do outro, ou seja, colocar-se no lugar de quem sofreu com o bullying.

  2. Jogo do respeito: Divida a turma em grupos e peça para cada um criar uma cena em que a pessoa é humilhada e outra em que se respeita as diferenças. Depois, faça uma votação para escolher a cena que mais conseguiu passar a mensagem de respeito.

  3. Jogo das palavras positivas: Escreva palavras negativas, como "incompetente" e "fracassado", e peça para que os participantes encontrem palavras positivas para substituí-las, como "capaz" e "vencedor". Isso ajudará a mudar a perspectiva sobre si e sobre os outros.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários