Atividades:
Pesquisa em grupo: Divida a turma em grupos e peça para cada um escolher uma empresa que tenha se destacado por suas inovações. Cada grupo deve pesquisar sobre os produtos e serviços inovadores que a empresa lançou nos últimos anos e apresentar para a turma.
Brainstorming de ideias: Peça para a turma pensar em possíveis inovações para facilitar a vida das pessoas em diversas áreas, como saúde, educação, transporte, entre outros. Anote todas as ideias e discuta as possibilidades de colocá-las em prática.
Debate: Promova um debate sobre o papel das inovações na economia, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Incentive a turma a pensar nos prós e contras das inovações e em como elas podem afetar diferentes setores.
Exercícios:
Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a inovações, como tecnologia, criatividade, empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento, entre outras.
Preenchimento de lacunas: Crie frases com lacunas que devem ser preenchidas com palavras relacionadas a inovações. Exemplo: "A empresa X lançou uma nova __ que revolucionou o mercado."
Associação de ideias: Crie uma lista de palavras relacionadas a inovações e peça para a turma associá-las a outras palavras ou conceitos, como "tecnologia" com "internet", "criatividade" com "artes", entre outros.
Jogos:
Jogo da memória: Crie um jogo da memória com imagens de inovações, como smartphones, carros elétricos, drones, entre outros.
Banco imobiliário da inovação: Crie um jogo de tabuleiro em que os participantes devem investir em empresas que apresentam inovações e competir para ver quem consegue ter mais sucesso.
Quiz sobre inovações: Crie um quiz com perguntas sobre inovações em diferentes áreas, como tecnologia, saúde, meio ambiente, entre outras. Quem acertar mais perguntas ganha o jogo.