Atividade de escrita: peça para os alunos escreverem uma carta ou um texto em que eles se orgulham de alguma conquista ou característica pessoal. Eles podem compartilhar com a turma ou com um colega.
Exercício de reflexão: faça perguntas aos alunos que os façam pensar sobre o que eles mais se orgulham em suas vidas, como por exemplo: "O que você já fez que te deixou mais orgulhoso de si mesmo?" ou "Qual é a sua maior virtude?"
Jogo de memória: escreva frases que contenham a palavra "orgulho-me" em cartões e coloque-os virados para baixo. Peça para os alunos virarem dois cartões por vez e tentarem encontrar as frases correspondentes. O aluno que encontrar o maior número de pares de cartões ganha o jogo.
Atividade de dramatização: peça para os alunos criarem uma cena em que um personagem se orgulha de algo que fez ou de uma característica pessoal. Eles podem ensaiar a cena e apresentar para a turma.
Exercício de debate: discuta com os alunos sobre o que é o orgulho saudável e o orgulho prejudicial. Eles podem dividir em grupos e apresentarem argumentos sobre o tema.