Jogo da Forca:
- Escolha uma palavra relacionada ao tema "trilhas" ou "rastros", como "rasto".
- Desenhe as linhas que representam as letras da palavra escolhida.
- Peça para o jogador adivinhar as letras uma por vez.
- A cada letra errada, desenhe uma parte do desenho do enforcado.
- O jogador tem um número limitado de tentativas para acertar a palavra.
Caça-palavras:
- Crie um caça-palavras com palavras relacionadas ao tema "trilhas" ou "rastros", como "rastro", "trilha", "pegadas", "passos", entre outros.
- Escreva as palavras em uma tabela com várias letras aleatórias.
- Peça aos jogadores para encontrarem as palavras escondidas na tabela.
Jogo da memória:
- Faça cartas com imagens de animais deixando rastros, como cães, gatos, cavalos, ursos, entre outros.
- Coloque as cartas viradas para baixo em uma mesa.
- Peça aos jogadores para virarem duas cartas por vez, tentando encontrar os pares das imagens.
- O jogador que encontrar mais pares é o vencedor.
Exercícios de escrita:
- Peça aos alunos para escreverem frases com a palavra "rasto".
- Dê dicas ou sugestões de situações em que a palavra "rasto" pode ser usada, como "deixar rastros no chão", "seguir o rastro de um animal", entre outros.
Atividade de observação:
- Leve os alunos para uma trilha ou um local onde possam encontrar rastros de animais.
- Peça para eles observarem os rastros e descreverem o que viram em seus cadernos.
- Peça para os alunos compartilharem suas observações e discutam em grupo sobre os animais que podem ter deixado os rastros.