Atividade em sala de aula: cada aluno recebe uma imagem de uma situação em que algo precisa ser recuperado (ex: uma planta que está murcha, um brinquedo quebrado, um livro rasgado). Eles devem escrever um pequeno texto descrevendo como podem ajudar a recuperar o objeto da imagem.
Exercício de escrita: os alunos escrevem uma história em que o personagem precisa recuperar algo que perdeu ou foi roubado. Eles devem descrever a jornada do personagem para recuperar o objeto e como se sentem quando conseguem.
Jogo de memória: as crianças fazem pares de cartas com palavras relacionadas à recuperação (ex: recuperar, restaurar, renovar, consertar) e jogam o jogo da memória seguindo as regras tradicionais do jogo.
Exercício de expressão oral: os alunos são divididos em duplas e cada dupla recebe uma situação em que algo precisa ser recuperado. Eles devem discutir juntos as possíveis soluções para recuperar o objeto e apresentar suas ideias para a turma.
Jogo de tabuleiro: os alunos jogam um jogo de tabuleiro em que precisam ajudar seus personagens a recuperarem objetos perdidos ou roubados. O jogo pode ter desafios como obstáculos no caminho ou perguntas sobre recuperação para serem respondidas.