Objetivo: O objetivo deste jogo é coletar evidências e denunciar os suspeitos do crime.
Como jogar: O jogo é jogado com dois a quatro jogadores. Cada jogador escolhe uma cor de pino e coloca na posição inicial do tabuleiro. O jogador mais jovem começa o jogo. O jogador joga os dados e move o pino o número de espaços indicados pelos dados. O jogador segue as instruções da casa em que ele cai.
As casas no tabuleiro incluem:
Casa de evidência: O jogador escolhe uma carta de evidência e adiciona à sua mão.
Casa de pergunta: O jogador escolhe uma carta de suspeito e pergunta ao jogador à sua esquerda se ele tem alguma evidência em sua mão. Se o jogador tem a evidência, ele deve entregá-la. Se ele não tem, o jogador deve selecionar uma evidência aleatória e entregá-la.
Casa do detetive: O jogador pode denunciar um suspeito usando a evidência que ele coletou. Se sua denúncia for correta, o jogador ganha um ponto. Se a denúncia for incorreta, o jogador perde um ponto.
O jogo continua até que um jogador tenha coletado cinco pontos.
Objetivo: Escrever uma história usando a palavra "denunciada".
Como jogar: Peça aos alunos que escrevam uma história curta que envolva a palavra "denunciada". Eles podem usar qualquer gênero de ficção que desejarem (por exemplo, suspense, mistério, ficção científica, fantasia).
Objetivo: Identificar o significado da palavra "denunciada" em um contexto específico.
Como jogar: Forneça aos alunos um texto que inclua a palavra "denunciada". Peça-lhes para ler o texto e identificar o contexto em que a palavra é usada. Eles devem então escrever uma definição do termo com base nesse contexto.
Objetivo: Melhorar a memória de curto prazo e a capacidade de concentração.
Como jogar: Desenhe vários cartões com palavras impressas neles, incluindo "denunciada". Embaralhe os cartões e coloque-os virados para baixo em uma mesa. Os jogadores devem virar dois cartões de cada vez, tentando encontrar uma correspondência. Se eles encontrarem um par, devem mantê-lo e continuar jogando. Se eles não encontrarem uma correspondência, eles devem virar os cartões de volta para baixo e o próximo jogador deve jogar. O jogador que coletou o maior número de pares quando todos os cartões foram coletados é o vencedor.