📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Pirilampos

Atividades:

  1. Jogo das palavras: Escreva a palavra pirilampo em um pedaço de papel e corte as letras separadamente. Peça que as crianças se dividam em grupos e tentem formar o máximo de palavras possível usando as letras do pirilampo. A equipe que formar mais palavras em um determinado tempo ganha.

  2. Caça ao tesouro: Esconda pequenos pirilampos de plástico ou papel pelo ambiente. Em seguida, forneça pistas para as crianças encontrarem os pirilampos escondidos. A equipe que encontrar mais pirilampos ganha.

  3. Pintura com pirilampos: Desenhe na folha de papel um grande pirilampo, peça às crianças que decorem o pirilampo com tinta, glitter, lantejoulas ou qualquer outro material que desejar.

Exercícios:

  1. Corrida do pirilampo: Peça às crianças que imitem o voo de um pirilampo enquanto correm pelo ambiente. Cada vez que o professor gritar "pára", as crianças devem imitar o pirilampo em seu estado de repouso, ficando paradas e mudas por alguns segundos.

  2. Pegue o pirilampo: Coloque uma bola amarela (ou outro objeto redondo) no centro do ambiente e peça às crianças que corram em círculo ao redor dela. Quando o professor gritar "pirilampo", as crianças devem correr ao centro e tentar pegar a bola. O jogador que pegar a bola primeiro, ganha.

  3. Jogo de memória: Desenhe ou imprima imagens de pirilampos e corte-os em pedaços. Em seguida, embaralhe as peças e peça às crianças para encontrarem as imagens correspondentes. O jogador que encontrar mais pares, ganha.

Jogos:

  1. Pirilampo em busca da luz: Escolha um jogador para ser o pirilampo e outro para ser a luz. O pirilampo deve perseguir a luz, tentando tocar o jogador. A luz deve correr pelo ambiente para evitar ser pega. Quando o pirilampo conseguir tocar a luz, o jogo recomeça com os jogadores trocando de papel.

  2. Jogo da memória sonoro: Crie uma sequência de sons com objetos do dia a dia, como palmas, estalos de dedos ou batidas de copos. Peça às crianças que tentem reproduzir a sequência na mesma ordem. Acrescente novos sons a cada rodada, tornando a tarefa cada vez mais difícil.

  3. Pirilampo em apuros: Escolha um jogador para ser o pirilampo e outro para ser o caçador. O pirilampo deve correr pelo ambiente e se esconder em locais seguros (marcados previamente). O caçador deve procurar o pirilampo e tentar pega-lo. Quando o pirilampo chegar em um local seguro, ele deve ficar lá por alguns segundos antes de sair novamente. O jogador que for pego pelo caçador, torna-se o próximo pirilampo.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários