Atividades:
- Escreva uma história sobre um marinheiro que decide zarpar em busca de um tesouro perdido.
- Faça um desenho de um barco e pinte-o nas cores que você acha que são adequadas para zarpar em uma noite estrelada.
- Crie uma lista de coisas que você levaria consigo se decidisse zarpar em uma aventura marítima.
Exercícios:
- Complete as seguintes frases: a) Eu pretendo zarpar ____. b) O barco começou a zarpar ___. c) Quando eu zarpar, vou levar ____.
- Escreva uma frase usando a palavra "zarpar" no futuro do presente do indicativo.
- Substitua a palavra "partir" pela palavra "zarpar" nas seguintes frases: a) O avião vai partir às 14h. b) O trem partiu da estação às 10h.
Jogos:
- Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro em que o objetivo seja zarpar em uma grande aventura em alto mar. Cada jogador começa com um barco básico e deve coletar recursos e melhorias para torná-lo mais resistente e poderoso. O primeiro jogador a alcançar uma ilha distante ou encontrar um tesouro escondido é o vencedor.
- Jogo de memória: Crie um jogo de memória com imagens relacionadas à palavra "zarpar", como um barco, uma âncora, um farol, etc.
- Jogo de perguntas e respostas: Faça uma lista de perguntas relacionadas à palavra "zarpar", como "Qual é o significado da palavra 'zarpar'?" ou "Quais são alguns dos perigos que os marinheiros enfrentam ao zarpar em alto mar?". As respostas podem ser usadas para criar um jogo de perguntas e respostas em grupo.