Caça-palavras: monte um caça-palavras com palavras relacionadas ao tema “confinado”. Algumas sugestões seriam: isolamento, reclusão, aprisionamento, restrito, limitado, enclausurado.
Jogo das palavras: escreva a palavra “confinado” em um papel e corte cada letra separadamente. Embaralhe as letras e peça para as crianças formarem o máximo de palavras possível com as letras disponíveis.
Contação de histórias: peça para as crianças contarem histórias sobre pessoas ou animais que estiveram confinados por algum período de tempo. Pode ser uma experiência real ou fictícia.
Desenho livre: peça para as crianças desenharem um ambiente confinado, como uma cela de prisão, uma gaiola ou um quarto trancado. Depois, podem compartilhar o seu desenho e discutir suas ideias.
Memória das sensações: as crianças podem descrever as sensações que sentem quando estão confinadas ou isoladas, como tédio, ansiedade, tristeza ou claustrofobia. Em seguida, podem compartilhar suas experiências com o grupo.
Teatro improvisado: peça para as crianças criarem cenas teatrais em que um personagem está confinado em um espaço pequeno. Podem ser situações engraçadas, dramáticas ou de suspense.
História em quadrinhos: as crianças podem criar uma história em quadrinhos sobre um personagem que está confinado em um espaço limitado. Podem usar imagens e balões de fala para contar a história.
Quiz sobre confinamento: crie um quiz com perguntas relacionadas a situações de confinamento em filmes, livros ou histórias reais. As crianças podem jogar em equipe ou individualmente.
Exercício de escrita: peça para as crianças escreverem um diário fictício de uma pessoa confinada em uma ilha deserta. Podem usar a imaginação e escrever sobre as dificuldades enfrentadas pelo personagem.
Jogo de adivinhação: uma pessoa começa descrevendo um objeto que pode ser encontrado em um espaço confinado, como uma cadeia ou um navio. As outras pessoas devem tentar adivinhar qual é o objeto.