Atividades:
Apresentação de casos de notícias falsas em que a credibilidade foi perdida e discussão em grupo sobre como os indivíduos podem confiar em fontes confiáveis.
Pesquisa sobre organizações e mídias noticiosas confiáveis e não confiáveis. Identificar as características comuns dos veículos confiáveis e as causas da falta de credibilidade nos não confiáveis.
Debate em grupo sobre a importância da credibilidade em diferentes áreas, como negócios, política, jornalismo, educação, etc.
Exercícios:
Teste de verificação de fatos: Dar aos alunos algumas notícias e pedir para que eles verifiquem os fatos para determinar se ela é confiável.
Análise de fontes: Dar aos alunos uma lista de fontes de notícias e pedir-lhes para classificá-las quanto à credibilidade.
Análise de notícias falsas: Pedir aos alunos para analisar notícias falsas e identificar o que as torna não confiáveis.
Jogos:
Jogo de Caça ao Erro: Um jogo onde os alunos procuram erros em notícias falsas e aprendem como identificar fontes confiáveis.
Jogo da Verdade: Um jogo em que os alunos precisam adivinhar se uma notícia é verdadeira ou falsa e explicar as razões pelas quais tomaram essa decisão.
Jogo de Avaliação de Fontes: Os alunos recebem diversas fontes de notícias e precisam categorizá-las quanto à sua credibilidade em uma escala de 0 a 10.