Atividades: 1. Pesquisar sobre os diferentes tipos de esfíncteres no corpo humano e criar uma apresentação em grupo. 2. Identificar os esfíncteres no corpo humano usando um diagrama ou modelo anatômico. 3. Criar um mapa mental ou um diagrama de fluxo que ilustre a função dos diferentes esfíncteres do corpo humano.
Exercícios: 1. Perguntar aos alunos sobre as funções dos esfíncteres no corpo humano e discutir em grupo. 2. Pedir aos alunos que pesquisem casos clínicos em que os esfíncteres foram afetados e apresentem para a turma como o problema pode afetar a qualidade de vida das pessoas. 3. Criar um jogo de perguntas e respostas usando a palavra esfíncteres.
Jogos: 1. Jogar o jogo “Esfíncteres Desaparecidos” onde os alunos terão que identificar os esfíncteres que estão faltando em um diagrama do corpo humano. 2. Jogar o jogo "Cirurgia de Esfíncteres" onde os alunos terão que identificar os esfíncteres corretos em um modelo anatômico e removê-los com pinças. 3. Jogar o jogo "Corrida dos Esfíncteres" onde os alunos terão que responder perguntas sobre os esfíncteres do corpo humano enquanto correm em uma esteira ou em uma pista de corrida.