Atividades:
Com a turma dividida em grupos, peça que cada grupo pesquise sobre os diferentes métodos de homogeneização de alimentos e apresente sua pesquisa para a classe.
Em duplas, peça que os alunos leiam textos científicos sobre o processo de homogeneização e discutam sobre suas principais características.
Em sala de aula, faça uma demonstração prática do processo de homogeneização utilizando uma centrifugadora e mostre como essa técnica é utilizada na indústria alimentícia.
Exercícios:
a) O objetivo da técnica de ___ é obter uma mistura uniforme. b) Para ___ uma amostra, é necessário um alto grau de agitação. c) A técnica de ___ pode ser utilizada para tornar líquidos e sólidos mais homogêneos.
Jogos:
Jogo da Memória: imprima cartas com imagens de alimentos antes e depois do processo de homogeneização e peça que os alunos encontrem as correspondências.
Jogo de Palavras Cruzadas: crie um jogo de palavras cruzadas com palavras relacionadas ao processo de homogeneização, como agitação, mistura, uniformidade, entre outras.
Jogo de Quebra-Cabeça: crie um quebra-cabeça com uma imagem de um alimento antes e depois de ser homogeneizado e peça que os alunos montem a imagem correta.