Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a investigações, como detetive, suspeito, evidência, crime, investigação, polícia, etc.
Investigação em sala de aula: Crie um cenário fictício de crime na sala de aula e divida a turma em grupos. Cada grupo terá que investigar o crime, encontrar pistas e suspeitos e apresentar suas descobertas.
Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro baseado em investigações criminais. Os jogadores terão que avançar no tabuleiro resolvendo casos, coletando provas e prendendo os suspeitos.
Charadas: Crie charadas com pistas relacionadas a investigações, como "Sou um objeto encontrado no local do crime e posso fornecer pistas sobre o culpado. O que sou?"
Dramatizações: Divida a turma em pequenos grupos e peça para cada grupo criar uma dramatização de uma investigação criminal. Eles podem usar personagens fictícios ou baseados em histórias reais.
Desafio das evidências: Crie uma lista de evidências que poderiam ser encontradas em uma cena de crime, como pegadas, impressões digitais, cabelos, etc. Então, desafie os alunos a encontrar essas evidências em uma cena de crime fictícia.
Palavra cruzada: Crie uma palavra cruzada com palavras relacionadas a investigações, como "Ato de buscar pistas em um crime" (investigação) ou "Evidência física encontrada em uma cena de crime" (prova).
Procurando suspeitos: Crie cartões com suspeitos fictícios e esconda-os ao redor da sala. Os alunos terão que encontrar os cartões e, em seguida, usar pistas para identificar o suspeito que corresponde ao cartão.
Resolvendo mistérios: Crie uma série de mistérios para os alunos resolverem. Eles terão que coletar pistas, decodificar mensagens criptografadas e usar sua imaginação para descobrir quem é o culpado.
Simulação de julgamento: Crie um cenário de julgamento fictício e divida a turma em grupos. Cada grupo representará o lado da acusação ou da defesa e terá que apresentar suas evidências e argumentos. No final, a turma pode votar na decisão final.