Atividades:
Pesquisa: conduza uma pesquisa sobre a lotação do transporte público em sua cidade. Procure informações sobre as linhas mais sobrecarregadas, os horários de pico e as medidas tomadas pelas autoridades para aliviar a lotação.
Debate: organize um debate em sala de aula sobre a lotação do transporte público. Divida a turma em grupos e atribua a cada um uma posição (a favor ou contra) a respeito das medidas de controle da lotação. Em seguida, debata as ideias apresentadas.
Cartaz: peça aos alunos que criem cartazes sobre a importância do controle da lotação no transporte público. Os cartazes podem incluir estatísticas, gráficos e slogans para sensibilizar a população sobre o tema.
Exercícios:
Preenchimento de lacunas: elabore exercícios que envolvam o preenchimento de lacunas com palavras relacionadas à lotação, como "superlotação", "lotado", "excesso de passageiros", entre outras.
Relacionar palavras: faça uma lista de palavras relacionadas à lotação, como "transporte público", "ônibus", "metrô", "trem", "tarifa", "passageiros", e peça aos alunos para relacioná-las em grupos.
Classificação: organize uma atividade em que os alunos classifiquem as palavras relacionadas à lotação em categorias, como "transporte público", "problemas sociais", "soluções", entre outras.
Jogos:
Jogo da memória: crie um jogo da memória com imagens relacionadas à lotação, como um ônibus lotado, um metrô cheio, entre outras.
Jogo de palavras cruzadas: elabore uma palavras cruzadas com palavras relacionadas à lotação, como "transporte", "ônibus", "tarifa", "passageiros", entre outras.
Jogo de tabuleiro: crie um jogo de tabuleiro em que os jogadores precisam percorrer um caminho pelo transporte público, evitando a superlotação e as dificuldades do transporte público. O jogador que chegar primeiro ao destino final vence.