Charadas: "Sou uma ação que alguém faz quando quer me cumprimentar ou se despedir. Posso ser amigável ou intimidante. Começo com a letra O e termino com a letra U. O que sou eu?" (Resposta: Olhou-me)
Exercícios de gramática: Peça aos alunos para conjugar o verbo "olhar" no passado e no presente. Por exemplo: "Eu olhei para você ontem" (passado), "Ele sempre olha para mim durante a aula" (presente).
Jogo de mímica: Divida a turma em dois grupos e comece com um aluno de cada equipe. O primeiro aluno deve fazer uma mímica de "olhar" e sua equipe deve adivinhar qual é a ação. Se acertarem, ganham um ponto, senão é a vez do próximo da equipe adversária.
Atividade de interpretação de texto: Leia um trecho de um livro ou uma história em que o personagem "olhou-me" para outra pessoa e peça para os alunos descreverem as emoções e sentimentos que podem ser inferidos dessa ação.
Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a "olhou-me", como "olhar", "ver", "observar", "espiar", "fitar", "mirar".
Jogo de associação: Escreva diferentes situações em cartões, como "O que você faria se alguém te olhasse atravessado?", "O que você faria se alguém olhasse fixamente para você na rua?", e peça aos alunos para associarem essas situações com diferentes reações.
Desenho livre: Peça aos alunos para desenharem uma cena em que alguém "olhou-me" para outra pessoa. Eles podem usar sua imaginação e criar diferentes contextos - um encontro romântico, uma situação de amizade, um momento de conflito, etc.
Debate em grupo: Inicie um debate em grupo, perguntando aos alunos se eles acham que "olhar" para alguém é sempre uma ação positiva ou pode ter conotações negativas. Peça que expressem seus pontos de vista e argumentem a favor ou contra essa ideia.