Objetivo: estimular a interpretação de texto e os conhecimentos sobre a palavra "recuaram".
Como jogar: o professor faz uma leitura de um texto e, em seguida, faz perguntas sobre quem recuou no texto. Os alunos devem identificar os personagens ou situações em que a palavra foi utilizada.
Objetivo: estimular a percepção visual e a identificação da palavra "recuaram" e outras palavras relacionadas.
Como jogar: o professor distribui uma folha com um caça-palavras contendo palavras relacionadas a "recuaram", como "retroceder", "voltar atrás" e "retrair". Os alunos devem encontrar as palavras no caça-palavras.
Objetivo: estimular a memória e a identificação de palavras relacionadas a "recuaram".
Como jogar: o professor prepara cartas com palavras relacionadas a "recuaram" e coloca todas as cartas viradas para baixo. Os alunos jogam em duplas e, durante a sua vez, viram duas cartas tentando encontrar um par. Se encontrar um par, fica com as cartas e continua jogando, senão, vira as cartas para baixo novamente e passa a vez para o outro jogador.
Objetivo: estimular o conhecimento de antônimos de "recuaram".
Como jogar: o professor escreve a palavra "recuaram" no quadro e pede que os alunos identifiquem antônimos, como "avançar", "progredir" e "adiantar". Os alunos devem formar frases utilizando esses antônimos, como "a equipe avançou para a próxima fase do campeonato" ou "os alunos progrediram nos seus estudos".