Atividade de expressão oral: Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma situação em que uma pessoa se recusa a fazer algo. Os outros grupos devem tentar convencê-la a mudar de ideia. Exemplo: um amigo quer que você vá a uma festa, mas você está cansado e se recusa a ir. Como os seus amigos podem convencê-lo a ir?
Exercício de escrita: Peça aos alunos que escrevam uma carta em que se recusam a fazer algo que consideram injusto ou prejudicial. Eles devem justificar a sua recusa e destacar os seus valores e princípios.
Jogo de interpretação: Divida a turma em duplas e peça que um aluno represente uma pessoa que se recusa a fazer algo e o outro aluno seja alguém que tenta convencê-lo a mudar de ideia. Eles podem criar cenários diferentes para a situação, como uma pessoa que se recusa a comer vegetais ou uma pessoa que se recusa a fazer uma prova.
Atividade de debate: Proponha um debate em que os alunos discutam os limites da recusa. Em que situações é aceitável se recusar a fazer algo? Em que situações a recusa pode ser considerada falta de empatia ou cooperação?
Exercício de leitura: Peça aos alunos que leiam um texto que aborda a recusa como tema central, como o conto "O Nariz" de Nikolai Gogol. Em seguida, eles devem escrever um resumo do texto e uma reflexão sobre a mensagem que ele transmite.