📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Represar

Atividade 1: Definindo a palavra "Represar" 1. Peça aos alunos para escreverem uma definição da palavra "Represar" em seus cadernos. 2. Em seguida, solicite a leitura das definições e discuta com a turma as ideias apresentadas. 3. Explique que a palavra "Represar" significa reter ou conter a água em um rio ou curso de água para criar um reservatório.

Exercício 1: Preenchendo lacunas 1. Elabore uma frase com uma lacuna para cada aluno preencher. 2. As frases podem ser do tipo: "Os agricultores precisam _ a água para o período de seca", em que a palavra a ser preenchida é "Represar". 3. Pergunte aos alunos as palavras que eles preencheram e discuta como cada uma se encaixa na frase.

Jogo 1: Jogo da forca 1. Escreva a palavra "Represar" em um quadro e desenhe os espaços correspondentes às letras da palavra. 2. Peça aos alunos para adivinharem as letras da palavra, uma de cada vez. 3. Cada vez que um aluno acertar uma letra, escreva-a na posição correspondente na palavra. 4. Se um aluno tentar uma letra e errar, desenhe uma parte do corpo de um boneco enforcado. 5. O jogo termina quando a palavra for descoberta ou o boneco estiver completo.

Atividade 2: Criando frases com a palavra "Represar" 1. Divida a turma em grupos. 2. Peça a cada grupo para criar uma frase com a palavra "Represar". 3. O grupo pode ser avaliado pela criatividade e originalidade da frase criada.

Exercício 2: Vocabulário relacionado à palavra "Represar" 1. Escreva a palavra "Represar" em um quadro. 2. Peça aos alunos para listar todas as palavras que conseguirem pensar que tenham relação com "Represar", como "Barragem", "Reservatório", "Rio". 3. Discuta com a turma o significado de cada uma das palavras listadas e como elas se relacionam com a palavra "Represar".

Jogo 2: Caça-Palavras 1. Crie um caça-palavras com palavras relacionadas à palavra "Represar", como "Reservatório", "Barragem", "Água". 2. Distribua o caça-palavras para os alunos e peça que encontrem todas as palavras. 3. O aluno que encontrar todas as palavras primeiro vence o jogo.

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