Caça-palavras: crie uma grade com a palavra "vindima" e outras palavras relacionadas, como "uva", "vinho", "colheita", "poda", "engarrafamento", etc.
Jogo de memória: faça cartas com imagens relacionadas à vindima, como cachos de uva, barris de vinho, trabalhadores colhendo uvas, etc. Embaralhe as cartas e distribua-as viradas para baixo. Os jogadores devem virar duas cartas por vez, tentando encontrar pares. Ganha quem encontrar mais pares.
Desenho livre: peça aos alunos para desenharem a paisagem de uma vinícola durante a vindima. Eles podem incluir elementos como as uvas, as máquinas utilizadas na colheita, os trabalhadores, os barris de vinho, etc.
Forca: escolha palavras relacionadas à vindima e faça um jogo de forca. Os alunos devem adivinhar as letras e completar a palavra antes que o boneco seja enforcado.
Trabalhador da vindima: crie uma dinâmica onde os alunos se dividem em grupos e cada grupo representa uma equipe de trabalhadores durante a vindima. Eles devem cumprir desafios como colher uvas e transportá-las para a prensa, podar as videiras, encher os barris de vinho, etc. O grupo que terminar todas as tarefas primeiro é o vencedor.