Atividades:
Escreva cinco frases que expressem desaprovação e compartilhe com um colega. Em seguida, discuta em duplas quais as possíveis consequências dessas atitudes.
Assistir a um filme ou programa de TV e identificar situações em que um personagem desaprova o comportamento de outro. Discutir as razões para essa desaprovação e como poderia ser resolvido.
Pedir aos alunos que tragam notícias ou relatos de eventos atuais que envolvam desaprovação pública. Em seguida, discuti-los em grupo e tentar entender as razões por trás da desaprovação.
Exercícios:
Complete as frases abaixo com verbos que indiquem desaprovação: a. Eu _ o comportamento dele na reunião. b. Ela _ o novo corte de cabelo do amigo. c. Nós __ a falta de ética dos políticos.
Escreva uma redação sobre um momento em que você desaprovou o comportamento de outra pessoa e como lidou com isso. Tente explorar suas emoções e as razões para sua desaprovação.
Faça uma lista de comportamentos ou atitudes que você desaprova em outras pessoas. Em seguida, tente identificar se essas desaprovações estão relacionadas a valores pessoais ou culturais.
Jogos:
Jogo de cartas: crie um baralho com cartas que contenham comportamentos ou situações que podem ser desaprovados. Divida os jogadores em grupos e peça que eles revezem na leitura das cartas e na discussão sobre a desaprovação dos comportamentos apresentados.
Jogo de role-playing: peça aos alunos para se dividirem em grupos e criarem uma cena fictícia em que um personagem desaprova o comportamento de outro. Os alunos devem improvisar a cena e discutir as razões para a desaprovação.
Jogo de debate: escolha um tópico polêmico e divida a turma em grupos. Cada grupo deve defender um lado da questão e argumentar contra a desaprovação da outra equipe. O objetivo do jogo é estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.