Atividade de pesquisa: Divida a turma em grupos e peça para que pesquisem sobre a organização social e política do feudo na Idade Média. Cada grupo deve apresentar suas descobertas em uma roda de conversa.
Exercício de interpretação de texto: Distribua um texto sobre o sistema feudal e peça para que os alunos respondam questões relacionadas ao conteúdo. Por exemplo: O que era um feudo? Quem eram os senhores feudais? Como funcionava o sistema de vassalagem?
Jogo da memória: Crie um jogo da memória com imagens relacionadas ao feudo, como castelos, camponeses, senhores feudais, entre outros elementos. Os alunos devem encontrar as peças que formam pares.
Atividade de escrita: Peça para que os alunos escrevam um pequeno texto imaginando como seria viver em um feudo na Idade Média. Eles devem descrever o cotidiano, as relações sociais, a organização política, entre outros aspectos.
Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro que simule o sistema feudal. Os jogadores podem assumir o papel de senhores feudais, camponeses, religiosos, entre outros personagens, e devem tomar decisões estratégicas para manter seu poder e prosperidade.
Debate: Divida a turma em dois grupos e organize um debate sobre o sistema feudal. Um grupo deve defender a ideia de que o feudo foi um avanço social para a época, enquanto o outro grupo deve argumentar que o sistema feudal era uma forma de exploração e opressão.