Atividades
- Identifique objetos que possam ser encontrados em um palco de teatro;
- Pesquise sobre a história do teatro e apresente um breve relato para a turma;
- assista a um vídeo sobre a montagem de um palco e, em seguida, elabore um texto explicando o processo;
- visite um teatro e observe como é o palco e a plateia;
- leia um texto dramático e, a partir dele, crie um cenário e personagens para uma peça de teatro;
- assista a uma peça de teatro e, ao final, discuta com a turma sobre o que achou do espetáculo.
Exercícios
- Escreva uma frase usando a palavra "palco";
- Complete as frases a seguir com a palavra "palco":
- O ____ está montado e pronto para o espetáculo.
- A atriz entrou no ____ e foi aplaudida pelo público.
- A peça será apresentada no ____ do teatro.
Jogos
- Jogo da memória: faça um cartaz com imagens de objetos que possam ser encontrados em um palco de teatro e coloque-o na parede. Os jogadores deverão olhar o cartaz por alguns segundos e, em seguida, tentar lembrar o maior número possível de objetos. Quem conseguir lembrar mais objetos, ganha o jogo;
- Jogo da associação: faça uma lista com palavras relacionadas ao teatro e peça para os jogadores associarem cada uma delas a um objeto ou ação. Por exemplo: ator - atuar, diretor - dirigir, palco - apresentar, etc.