Atividades:
Pesquisa sobre linguagens de programação: os alunos devem pesquisar sobre linguagens de programação e apresentar suas descobertas para a turma.
Criando um algoritmo: os alunos devem criar um algoritmo para resolver um problema específico, como calcular a média de notas de uma turma.
Programando um robô: os alunos devem programar um robô para executar uma tarefa específica, como desviar de obstáculos.
Exercícios:
Complete o código: os alunos devem completar um código que já está parcialmente escrito para resolver um problema específico.
Leitura de código: os alunos devem ler um código já escrito e identificar possíveis erros ou melhorias.
Debugging: os alunos devem encontrar e corrigir erros em um código que apresenta algum problema.
Jogos:
Adivinha a linguagem: um jogo de perguntas e respostas em que os alunos devem adivinhar a linguagem de programação com base na descrição dada.
Caça-palavras: um jogo de caça-palavras com termos relacionados à programação.
Desafio do código: um jogo em que os alunos devem completar ou escrever códigos para resolver problemas específicos em um tempo determinado.