Atividades:
Jogo da Memória: Faça cartas com pares de palavras com sinônimos e antônimos de "engana", como "enganar" e "iludir", "sinceridade" e "falsidade", "confiança" e "traição", etc. Embaralhe as cartas e coloque-as viradas para baixo sobre uma mesa. Os jogadores devem virar duas cartas por vez, procurando encontrar pares. O jogador que encontrar mais pares vence o jogo.
Charadas: Crie charadas com pistas sobre palavras relacionadas a "engana", como "Sou uma ação que pode ser sincera ou falsa. Engano os outros quando não sou verdadeira. O que sou?" (Resposta: Mentira)
Exercícios:
Completar frases: Dê frases incompletas relacionadas a "engana" para que os alunos completem. Por exemplo: "Quando alguém me engana, eu me sinto __".
Responder perguntas: Faça perguntas sobre "engana" e peça que os alunos respondam. Por exemplo: "Qual é a diferença entre enganar e iludir?"
Jogos:
Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a "engana", como "mentira", "enganador", "falsidade", etc. Os jogadores devem encontrar as palavras escondidas no quebra-cabeça de letras.
Jogo da Verdade ou Mentira: Cada jogador deve falar uma frase sobre si mesmo, mas pode ser verdadeira ou falsa. Os outros jogadores devem adivinhar se é verdade ou mentira. O jogador que adivinhar corretamente ganha um ponto. O jogador com mais pontos no final do jogo vence.