Atividade 1: Identificando Escalenos Faça uma lista de palavras com três sílabas e peça aos alunos que identifiquem quais delas são escalenos. Explique que um escaleno é um triângulo que tem três lados diferentes.
Exemplo de lista: - Casinha - Amarelo - Cadeira - Escaleno - Macaco - Círculo - Janela - Triângulo - Caminho - Gavião
Atividade 2: Desenhando Escalenos Peça aos alunos que desenhem triângulos escalenos em um papel quadriculado. Eles podem usar diferentes cores para cada lado do triângulo e assim mostrar as medidas diferentes dos lados. Depois, os alunos podem trocar os desenhos e tentar identificar qual é o lado maior, o menor e o intermediário.
Atividade 3: Construindo Escalenos Use palitos de madeira ou palitos de picolé para construir triângulos escalenos. Peça aos alunos que escolham as medidas dos lados e montem os triângulos. Eles podem comparar os triângulos construídos e identificar quais têm lados maiores ou menores.
Exercício: Calculando a área de um Escaleno Dê aos alunos as medidas dos lados de um triângulo escaleno (por exemplo, 7 cm, 8 cm e 10 cm) e peça-lhes para calcular a área do triângulo. Explique que a fórmula para calcular a área de um triângulo escaleno é:
Área = v(p(p - a)(p - b)(p - c))
onde a, b e c são as medidas dos lados e p é o semiperímetro, dado por:
p = (a + b + c)/2
Jogo: Identificando os Escalenos Divida a turma em grupos e distribua cartões com diferentes formas geométricas. Peça aos grupos que se reúnam e identifiquem quais dos cartões representam triângulos escalenos. O grupo que identificar corretamente o maior número de triângulos ganha o jogo.