Jogo de Palavras:
- Dividir a turma em dois grupos e sortear uma palavra para cada time.
- Cada grupo deve escrever o maior número de palavras possíveis que tenham a mesma raiz da palavra sorteada.
- O time que escrever mais palavras em dois minutos vence.
Forca:
- Escrever a palavra "evacuar" em uma lousa ou papel.
- Pedir para que um aluno escolha uma letra e escreva no espaço em branco.
- Se a letra escolhida fizer parte da palavra, escrever no espaço correspondente.
- Se a letra escolhida não fizer parte da palavra, desenhar uma parte do boneco na forca.
- O jogo acaba quando o aluno acertar a palavra ou completar o boneco na forca.
Caça-palavras:
- Escrever a palavra "evacuar" em uma lousa ou papel.
- Pedir para que os alunos encontrem a palavra em um caça-palavras com outras palavras.
Criação de história:
- Pedir para que os alunos escrevam uma história utilizando a palavra "evacuar".
- A história pode ser criativa e divertida.
Jogo das sílabas:
- Escrever a palavra "evacuar" em uma lousa ou papel.
- Pedir para que os alunos identifiquem e escrevam as sílabas da palavra.
- Em seguida, os alunos podem formar outras palavras utilizando as sílabas da palavra "evacuar".
Jogo da memória:
- Escrever a palavra "evacuar" em uma lousa ou papel.
- Recortar cartões com a palavra escrita em um lado e uma figura relacionada à palavra do outro lado.
- Embaralhar os cartões e colocá-los de cabeça para baixo.
- Pedir para que os alunos virem os cartões e tentem encontrar as combinações de palavra e figura.
Adivinhação:
- Escrever a palavra "evacuar" em um papel e dobrá-lo.
- Pedir para que um aluno escolha o papel e tente adivinhar a palavra.
- Os outros alunos podem dar dicas sobre a palavra sem falar a palavra diretamente.