Atividades: 1. Leitura de poemas líricos de diferentes autores e discussão sobre as características do gênero.
Escrita de poemas líricos, explorando diferentes temas e formas poéticas.
Análise de letras de músicas que apresentam características do gênero lírico.
Produção de um mural com trechos de poemas líricos, ilustrações e comentários sobre o que mais chamou atenção em cada texto.
Exercícios: 1. Complete as lacunas abaixo com palavras relacionadas ao gênero lírico:
a. A poesia ____ é marcada pela subjetividade e pela expressão de sentimentos e emoções.
b. Um dos principais expoentes da lírica portuguesa é o poeta ____.
c. Um dos recursos mais utilizados na poesia lírica é a ____, que consiste em repetir um mesmo som em diferentes palavras.
d. O ____ é um tipo de poema lírico que se caracteriza pela expressão de um sentimento de tristeza ou saudade.
Jogos: 1. Bingo lírico: o professor sorteia cartelas com palavras-chave do vocabulário lírico e, ao longo da aula, vai citando trechos de poemas que contenham essas palavras. Os alunos devem identificar a palavra na sua cartela e marcar.
Jogo da memória lírico: o professor prepara cartas com trechos de poemas e cartas com seus respectivos autores. Os alunos devem formar pares corretos entre as cartas.
Charadas líricas: o professor escolhe um poema lírico e faz charadas sobre suas características, como o autor, o tema ou o estilo poético. Os alunos devem adivinhar qual é o poema.