Atividade 1:
- Divida a sala em grupos de três ou quatro alunos.
- Dê a cada grupo um velocímetro (ou uma imagem de um velocímetro).
- Peça aos alunos que discutam em grupo o que eles acham que um velocímetro mede e como ele funciona.
- Depois, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe.
Atividade 2:
- Peça aos alunos que tragam para a sala de aula revistas de carros ou motos.
- Em grupo, os alunos devem procurar por imagens de velocímetros em diferentes veículos e discutir as diferenças entre eles.
- Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a classe e explicar as diferenças entre os velocímetros encontrados.
Exercício:
- Desenhe um velocímetro em um papel ou quadro branco.
- Peça aos alunos que desenhem setas ao redor do velocímetro para indicar diferentes velocidades.
- Em seguida, peça a cada aluno que faça uma "corrida" imaginária e aponte para a velocidade em que eles estavam correndo no velocímetro.
Jogo:
- Divida a classe em duas equipes.
- Cada equipe deve escolher um "motorista" e um "navegador".
- O motorista é vendado e deve dirigir um carro imaginário (sentado em uma cadeira).
- O navegador deve dar instruções para o motorista, como "aumente a velocidade para 60 km/h".
- O motorista deve apontar para a velocidade no velocímetro imaginário enquanto segue as instruções do navegador.
- A equipe que chegar ao final do percurso primeiro vence o jogo.