📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Recusam-se

  1. Jogo de Tabuleiro: "Recusando-se a Fazer"

    • Faça um tabuleiro com casas numeradas de 1 a 20.
    • Coloque em cada casa uma tarefa que um personagem fictício precisa fazer, por exemplo: "Lavar a louça", "Fazer a cama", "Estudar para a prova", "Sair para caminhar", etc.
    • Os jogadores devem jogar um dado para avançar no tabuleiro e realizar a tarefa que cair na casa em que pararem.
    • O objetivo é completar todas as tarefas antes dos outros jogadores.
    • Se um jogador não quiser realizar uma tarefa, ele deve pagar uma penalidade, como voltar para trás algumas casas ou perder uma jogada.
  2. Exercício de Escrita: "Recusando-se a Fazer"

    • Peça aos alunos para escreverem uma história em que o protagonista se recusa a fazer algo que é importante ou necessário.
    • Os alunos devem explicar por que o personagem se recusa a fazer a tarefa e como isso afeta a história.
    • Depois, discuta em grupo as escolhas dos personagens e as possíveis consequências de se recusar a fazer algo importante.
  3. Atividade de Dramatização: "Recusando-se a Fazer"

    • Divida os alunos em grupos e peça para cada grupo criar uma cena em que um personagem se recusa a fazer algo que é necessário ou importante.
    • Os grupos devem apresentar suas cenas para a turma.
    • Depois, discuta em grupo as escolhas dos personagens e as possíveis consequências de se recusar a fazer algo importante.
  4. Jogo de Palavras: "Palavras Recusadas"

    • Escolha uma palavra, como "trabalho", por exemplo.
    • Cada jogador deve dizer uma palavra que esteja relacionada com a palavra escolhida, mas que comece com a última letra da palavra anterior.
    • Se um jogador não conseguir pensar em uma palavra, ele está fora do jogo.
    • O objetivo é ser o último jogador a permanecer no jogo.
  5. Atividade de Debate: "Recusando-se a Fazer"

    • Divida a turma em dois grupos e peça para cada grupo escolher um lado de um debate sobre a importância de se fazer algo que é necessário ou importante.
    • Um grupo deve defender a ideia de que é importante fazer o que é necessário ou importante, mesmo que não se queira fazer.
    • O outro grupo deve defender a ideia de que é aceitável recusar-se a fazer algo que não se quer ou não se sente preparado para fazer.
    • Depois, os grupos devem apresentar seus argumentos e debater entre si.
Compartilhe

Fale Conosco

Comentários