Atividades:
Pesquisar sobre os diferentes tipos de flutuação que existem na natureza e criar um cartaz informativo.
Fazer experimentos com diferentes objetos que flutuam e afundam em diferentes líquidos.
Identificar objetos em casa ou na escola que flutuam e construir um barco ou balsa com esses objetos.
Criar um modelo de submarino e entender como ele funciona em relação à flutuação.
Exercícios:
Fazer cálculos para determinar o peso necessário para afundar um objeto em diferentes líquidos.
Resolver problemas relacionados à flutuação em contextos do cotidiano, como o peso máximo que um barco pode carregar.
Identificar as propriedades físicas dos líquidos que afetam a flutuação, como a densidade.
Fazer cálculos para determinar a densidade de diferentes objetos e como isso afeta a flutuação.
Jogos:
"Barco afundando": um jogo onde o jogador deve carregar um barco com objetos sem afundar, considerando a flutuação.
"Submarino às escuras": um jogo onde o jogador deve controlar um submarino em um ambiente escuro, usando a flutuação para movê-lo.
"Batalha naval": um jogo clássico onde os jogadores devem posicionar suas embarcações de forma estratégica, considerando a flutuação.
"Caça ao tesouro subaquático": um jogo onde os jogadores devem encontrar um tesouro subaquático, considerando a flutuação e a densidade dos objetos encontrados.